Quem quiser ver o eclipse parcial da Lua que acontecerá nesta terça-feira (16), terá à disposição equipamentos como telescópios e lunetas disponíveis no Observatório Astronômico da Sé, em Olinda. O espaço estará recebendo as pessoas em horário especial: das 16h às 21h30. O fenômeno terá início às 17h02 e terá seu ápice às 18h31.

No eclipse parcial desta terça, a Lua ficará por um tempo na penumbra, onde apenas parte da iluminação solar será bloqueada. Com isso, há apenas uma pequena diminuição no brilho. Mas uma parcela da Lua vai entrar na região denominada umbra, em que não há iluminação direta do sol e ganhará uma coloração avermelhada.

A observação do eclipse faz parte da programação de julho para comemorar os 15 anos de reinauguração do Observatório da Sé, que foi no dia 2 de julho. A construção, datada de 1890, serviu durante vários anos para estudos dos astros. Abandonado, o local transformou-se em estação meteorológica até ser reaberto em julho de 2004, quando foi instalada sua cúpula giratória.