Promovida pela Prefeitura do Recife, a programação do evento tem início neste domingo (04) e segue até o dia 28 deste mês

Em homenagem à obra e à figura do arquiteto e artista plástico, Roberto Burle Marx, a Prefeitura do Recife (PCR) preparou três semanas de atividades culturais e atrações para celebrar o aniversário deste que é considerado um dos mais importantes paisagistas do século XX, tanto no Brasil como no mundo. A Semana Burle Marx tem início neste domingo (04), data na qual ele completaria 110 anos, e segue com uma vasta programação até o dia 28 deste mês.

O evento, que chega à sua 11ª edição, contemplará oficinas, palestras, passeios turísticos e ações educativas. O primeiro dia de realização da Semana contará com ações no Jardim Botânico do Recife, equipamento ambiental da PCR, Museu da Cidade, Secretaria de Educação e Fundação de Cultura. Todas as atividades ofertadas pela iniciativa são gratuitas e dispõem de práticas para o público de todas as idades.

No domingo (4), a Prefeitura realiza a ‘Caminhada Domingueira’, em parceria com o consultor Francisco Cunha, do Observatório do Recife. Com concentração marcada às 8h na praça do Derby, o passeio a pé irá contemplar um circuito de logradouros com obras assinadas por ele como a própria praça do Derby, além da Praça Euclides da Cunha, na Madalena, e a Praça de Casa Forte, onde termina o passeio.

Também no domingo (4), o Jardim Botânico estará sediando um dia inteiro de programação temática em alusão às obras e vida do artista brasileiro. A primeira atividade ocorre a partir das 9h e os visitantes poderão acompanhar exposição de plantas ornamentais, oficina de prosa e poesia, esquete teatral, sarau ambiental e oficina de mudas.

A partir do dia 6, as atividades gratuitas desembarcam também nos equipamentos culturais. Tanto o Museu da Cidade do Recife quanto o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães irão oferecer oficinas para a população inspiradas nos jardins do mestre do paisagismo. No dia 7, a Universidade Federal de Pernambuco irá sediar o Seminário Semana Burle Marx: Jardim Histórico E Educação Patrimonial. O encontro, que acontecerá no Centro de Artes e Comunicação (CAC), irá oferecer seis palestras gratuitas na área de paisagismo, educação patrimonial e jardinagem.

No sábado, 10, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer promove um passeio especial e gratuito dedicado aos locais projetados pelo paisagista, como as Praças de Casa Forte e da República. O Olha! Recife com o tema Circuito Burle Marx será no dia 10 de agosto. O passeio será de ônibus, com 45 vagas, e com acompanhamento de um guia de turismo. As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir da próxima semana.

Na quarta-feira (14), ocorrerá a oficina de encerramento do Plano de Gestão dos Jardins Históricos de Burle Marx, no Museu da Cidade. Realizado pelo Comitê Burle Marx, o encontro irá marcar o fim dos debates sobre a elaboração de iniciativas para seis áreas verdes projetadas pelo paisagista e escolhidas como patrimônio histórico e ambiental do Recife através de decreto, que instituiu os espaços como os primeiros Jardins Históricos da cidade.

A programação segue com outras atividades durante o mês como o Seminário Burle Marx, sediado pela UFPE, que contará com seis palestras sobre conservação dos jardins históricos, oficinas de paisagismo e educação patrimonial, além de práticas artísticas no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). Confira abaixo a programação completa.

O COMITÊ – O Comitê Burle Marx surgiu inicialmente com a missão de construir a Semana Burle Marx, instituída pela Lei nº 17.571/2009, de iniciativa do atual vice-prefeito Luciano Siqueira, em seu mandato de vereador. Atualmente o Comitê, além de elaborar iniciativas para a comemoração do aniversário de Burle Marx, atua na linha da educação patrimonial  e no acompanhamento e elaboração dos Planos de Gestão dos Jardins Históricos.

 

Programação Semana Burle Marx:

 

Praça do Derby, Domingo, 4

Caminhada domingueira, com o consultor Francisco da Cunha

8h – Concentração

Onde – Praça do Derby, ao lado do Jardim dos Amores

Percurso – Praça do Derby, Praça Euclides da Cunha, Praça de Casa Forte

 

Jardim Botânico do Recife, Domingo (04)

9h – Exposição De Plantas Ornamentais – Manhã e Tarde.

9h30 – Um Jardim Pra Burle Marx. Oficina De Prosa, Poesia E Papelão, Com Flávia Gomes.

11h – Esquete Teatral – Burle Marx: Um Artista De Jardins.

Roteiro: Flávia Gomes

Direção: Pascoal Filizola

Elenco: Pascoal Filizola e Talis Ribeiro

14h – O Poeta Das Plantas. Sarau Ambiental Com Felipe Júnior, Flávia Gomes e Talis Ribeiro.

14h30 – Minha Primeira Coleção. Oficina De Mudas Com Danielson Holanda.

 

Museu da Cidade do Recife, domingo, 4 de agosto
Oficina Estampas verdinhas

Horário: 10h
O quê: Oficina de estamparia em camisetas para crianças com base em desenhos de Burle Marx. Para participar, é preciso levar uma camisa lisa, que será estampada durante a oficina. Se preferir, neste dia, o Museu também estará vendendo camisas de cor branca em sua lojinha pelo valor de R$ 20.

 

Museu da Cidade do Recife – 6 a 9 – oficinas para alunos da rede pública 

Ao longo da semana, de 6 a 9 de agosto, crianças de escolas municipais terão visitas programadas ao Museu da Cidade, onde também participarão da oficina de pintura “As Cores nos Jardins de Burle Marx”.

 

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), 6 e 18 de agosto 

Oficina com Pigmentos naturais

Horário – 15h

No MAMAM, a oficina irá abordar as planta que possuem poder curativo e que compõem jardins domésticos para elaborar pigmentos e medicamentos naturais. Informações sobre inscrições podem ser feitas através do 3355.6871.

 

 

Universidade Federal De Pernambuco – UFPE, 7 de agosto 

Seminário Semana Burle Marx : Jardim Histórico E Educação Patrimonial

Local: Centro de Artes e Comunicação – CAC

Horário: 13h:30 – 17h:00

Contato: 2126-8311 MDU – Laboratório da Paisagem

Palestras

1. O Manual do Jardineiro como educação patrimonial – Wilson Feitosa e Joelmir Marques

2. Burle Marx: o jardineiro da América – Ana Rita Sá Carneiro

3. A gestão da conservação dos jardins de Burle Marx – Lúcia Veras e Onilda Bezerra

4. Jardim histórico e educação patrimonial na conservação da Praça Faria Neves – Jônatas Medeiros e Raquel Ferreira

5. Oficina de paisagismo sobre Jardim Histórico no México – Joelmir Marques, Paulo Nobre, Wilson Feitosa e Thais Santos.

6. A simbologia das rochas nos jardins históricos de Burle Marx – Risale Neves.

 

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), 9 e 13 de agosto

Oficina de pintura e desenho

Horário – 15h

Através das referências visuais dos planejamentos de jardins de Burle Marx, as oficinas irão criar propostas que usem o positivo e o negativo da construção da imagem. Informações sobre inscrições pelo 3355.6871.

 

Museu da Cidade do Recife, 10, sábado 

Oficina de pintura para crianças – “As Cores nos Jardins de Burle Marx”

Horário – 15h

A atividade terá dois momentos: no primeiro, o historiador do Museu, Sandro Vasconcelos, falará para as crianças, de forma didática, sobre  a vida e o trabalho de Burle Marx. Em seguida, os pequenos serão convidadas a pegar as tintas e pincelar pequenos quadros em homenagem ao legado do paisagista.

Olha Recife! Expedição Burle Marx – 10 de agosto, sábado

Percurso – Praça da República, Praça do Derby, Praça Euclides da Cunha, Praça da Vitória Régia, Praça Farias Neves.

Data: 10 de agosto – sábado

Local: saída da Praça do Arsenal

Horário: 14h às 17h

Inscrição: www.olharecife.com.br  (inscrição tem início dia 09.08)

Museu da Cidade do Recife, quarta, 14 de agosto

Comitê Burle Marx

Oficina de encerramento do Plano de Gestão dos Jardins Históricos de Burle Marx

Data: 14 de agosto

Local: Museu da Cidade

Horário: 09h – 16h

 

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães- 20 e 23 de agosto 

Oficinas de Mini terrários

Horário – 15h

A partir das referências dos jardins de Burle Marx pensados com plantas do Nordeste, a oficina vai trabalhar a aproximação da natureza e de plantas da Região através da construção de mini terrários domésticos. Informações sobre inscrições pelo 3355.6871.

 

Parque estadual de Dois Irmãos, Comitê Burle Marx, 28 de agosto, quarta

1ª etapa da instalação do Conselho Gestor da Praça Farias Neves

Data: 28 de agosto

Local: Auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos

Horário: 14h.

Com informações da Assessoria